Objeto de aprendizagem (OA) é uma unidade de instrução/ensino que é reutilizável. De acordo com o Learning Objects Metadata Workgroup, Objetos de Aprendizagem (Learning Objects) podem ser definidos por "qualquer entidade, digital ou não digital, que possa ser utilizada, reutilizada ou referenciada durante o aprendizado suportado por tecnologias". Um exemplo brasileiro de construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica (Ensino Médio) é a Fábrica Virtual do RIVED.
Um objeto de aprendizagem pode ser usado em diferentes contextos e em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem, para atender a esta característica, cada objeto tem sua parte visual, que interage com o aprendiz separada dos dados sobre o conteúdo e os dados instrucionais do mesmo. A principal características dos objetos de aprendizagem é sua reusabilidade, que é posta em prática através de repositórios, que armazenam os objetos logicamente, permitindo serem localizados a partir da busca por temas, por nível de dificuldade, por autor ou por relação com outros objetos. Um exemplo desse tipo de repositório é o Portal do Professor, mantido pelo Ministério da Educação do governo brasileiro.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Objeto_de_aprendizagem Acesso em 17/03/2011.
Eu como aluno do Curso de Física UFC/UAB Polo de Camocim-CE não poderia deixar de postar estes links para meus colegas de trabalho sobre os OA- Objetos de Aprendizagens, são software que buscar melhorar assimilação dos terminados conteúdos, os professores da Rede Estadual e Municipal pode acessar e baixar, a maioria nao precisa estalar , apenas do fhash player e java estalado no seu PC.
http://www.molecularium.net/
http://phet.colorado.edu/http://modellus.fct.unl.pt/
http://www.fisica.ufpb.br/~romero/
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/
http://www.projetos.unijui.edu.br/matematica/
http://www.cienciamao.if.usp.br/tudo/recursos.php?tipo=software
Agenildo Alves
Nenhum comentário:
Postar um comentário