quarta-feira, 30 de março de 2011

ESCOLA CEL. CHICO CRUZ CONQUISTA MAIOR PONTUAÇÃO NOSSO SABER 2010


SPAEM 2010

Desde 2005 que existe no município

No município de Martinópole existe o Sistema Permanente de Avaliações da Educação Municipal – SPAEM programa de avaliação institucional e  avaliação do perfil  e do desempenho  da liderança, sendo que são três critérios avaliados divididos no Fundamental I e II, estão são, nível de aprendizagem dos alunos, valendo 50% pontos, avaliação dos professores, valendo 30% e  avaliação da comunidade escolar que são merendeiras, auxiliar de serviços gerais, porteiros, vigias, auxiliar administrativo, pais e alunos equivale  a 20% dos pontos.    
         Sendo que a EEIF Cel. Chico Cruz obteve os seguintes pontos Nosso Saber equivalente a 4,1 sendo 20%, professores 9,1 sendo 27,3%, funcionário 8,4 sendo 16,7 somando um total de 64,59% obtendo o 2° lugar na classificação final na categoria escola menos de 90 alunos, levando o prêmio de R$ 500,00 ainda a professora Lenilda da Costa Tabosa foi Premiada com o Certificado e R$ 500,00 devido sua classificação de 63,4 pontos e também a professora Maria da Conceição Sousa Tabosa sendo premiada com o certificado “1° Ano”.
Texto Núcleo Gestor

Deixo aqui meus parabéns a toda equipe que fez parte desta conquista: primeiramente aos discentes, pais, professores, núcleo gestor e funcionários em especial a professora Herlene Miranda que contribuiu muito para o sucesso da escola na disciplina de Língua Portuguesa uma  grande profissional infelizmente a escola perde quem sabe um dia voltará. Os desafios foram conquistados, mas ainda temos ainda por a frente apesar de todas as dificuldades superadas com distancias, águas, faltas de equipamentos para trabalhar onde nosso educando possa assimilar o conteúdo e sair  da abstração. Fica meu apelo a SME de Martinópole devido duas conquista da Escola 2009 e 2010 mais que justo os discentes ganhar um projetor (data show).    
  
Postado por Agenildo Alves

sábado, 26 de março de 2011

PONTE SOBRE O RIO DO OLAVO

COMUNIDADE LOCAL CONSTRUINDO PONTE SOBRE O RIO DO OLAVO

Hoje (sábado) às 6 horas da manhã,  acordei com o senhor da comunidade batendo da minha porta para construir uma ponte sobre o rio do seu Olavo próximo à CE 085, 2 km do Parazinho estrada que passa pela localidade do jaguarapí destino a cidade do Martinópole. Não poderia deixar de postar esta matéria apesar de não ser educativa como mostra o objetivo do blog, mas como fazer parte de minha rotina semanal para nosso local de trabalho na Escola de Ensino Infantil e Fundamental Cel. Chico Cruz, onde leciono no turno da tarde. Fui contribuir, pois preciso muito já andei “afogando” a moto e caindo, no entanto deixo aqui minha mensagem para o puder publico local uma passagem molhada resolvia o meu problema e de todos os moradores que reside  na região que utiliza a estrada diariamente, até por que um dia irei embora para minha cidade natal (Camocim) e sabe lá quando voltarei utilizar novamente, só lembrando que esta dentro do território de Granja, porém em Martinópole também tem riacho e nenhuma providencia foi tomada, agora não, mas na época de eleição eles encontram as residências do povo “pedindo” e até mesmo “comprando” voto. 




Postado por Agenildo Alves

quinta-feira, 24 de março de 2011

OBFOG- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE FOGUETES 2011

Alunos do 9° Ano Tarde
ALUNOS NA OFICINA DE ARTE  FAZENDO FOGUETE DE CANUDINHO DE REFRIGERANTE E GARRAFA PET


Nesta Segunda-Feira alunos da Escola Chico Cruz, no turno da tarde fizeram oficinas de arte, construção de foguete com canudinho de refrigerante e garrafas Pet, eles foram divididos em grupos onde cada um irá lançar seu figuete em três tentativas, sendo o alcance mais distante será selecionado para ser enviado para OBFOG. Aqui abaixo está os procedimentos do foguetes.
V OBFOG - Parte A) Foguete de canudinho. (Só para alunos do ensino fundamental)
Abaixo, damos uma orientação genérica sobre como construir e lançar um “foguete” constituído de um simples canudinho de refrigerante. Todos os alunos (ou grupos de alunos) deverão construir e MELHORAR o “foguete” que descrevemos abaixo, tal que o mesmo vá o mais longe possível.
A distância deve ser medida entre o local de lançamento e o local de IMPACTO ao longo da horizontal.
Todos participantes receberão um certificado de participação, desde que a Escola nos envie, via internet, os nomes e alcances obtidos por cada um dos alunos. Se a escola não tiver acesso à internet, neste caso só pode enviar os nomes dos 5 alunos que conseguirem lançar os foguetes de canudinho o mais longe possível. Junto com as provas seguirá uma folha para lançar estes resultados. Os resultados serão enviados junto com os resultados das provas da OBA.
Regra básica de segurança: NUNCA lance ou permita que lancem foguetes, mesmo de canudo de refrigerante, na direção de pessoas ou animais. Estas atividades devem ser sempre supervisionadas por adultos!
Introdução: Foguetes são veículos espaciais que podem levar cargas e seres humanos para muito além da atmosfera da Terra e permanecer em órbita ao redor desta. O Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) está construindo o foguete chamado VLS, Veículo Lançador de Satélites. Com ele o Brasil poderá colocar pequenos satélites ao redor da Terra, sejam eles do Brasil ou de outros países.
Teoria: Os foguetes funcionam queimando combustível sólido ou líquido e ejetando o resultado desta queima em altíssima velocidade na direção oposta àquela em que se quer que o foguete vá. Este é o princípio de uma famosa lei da Física chamada “ação e reação”. Nesta atividade não vamos usar este princípio e sim somente “impulsão”.
A construção e lançamento do “foguete” de canudinho de refrigerante:
1. Providencie um canudinho de refrigerante fino e outro grosso, tal que o fino se encaixe dentro do grosso o mais justinho possível.
Veja na figura ao lado a tampinha de refrigerante com os canudinhos encaixados.
2. Vede uma das pontas do canudo fino, por exemplo, com um pedaço de palito de fósforo contendo a respectiva cabeça. Além de vedar o canudinho, o peso do pedaço do palito de fósforo na ponta do “foguete-canudinho” faz com que o centro de massa do foguete fique na metade superior dele, o que estabiliza o vôo. Métodos de lançamentos: 
1° método: Coloque o canudo fino vedado dentro do canudo grosso. Sopre fortemente na extremidade inferior do canudo grosso e verá o canudinho-foguete, fino, ser lançado para longe. Meça a distância entre você e onde ele tocou no chão. Varie o ângulo de lançamento e faça o foguete-canudinho ir ainda mais longe.
2° método: Providencie uma garrafa de refrigerante vazia de qualquer volume. Faça um furo em sua tampinha tal que por ele você consiga passar o canudo grosso até a metade dele. O canudo tem que entrar
justinho ou até um pouquinho apertado. Por isso faça um furo fininho e vá alargando com a ponta da tesoura. Isso é muito fácil de se fazer. Coloque o canudinho fino dentro do canudo grosso que está preso na tampa da garrafa. APERTE subitamente a garrafa e verá o foguete-canudinho ser lançado para ainda mais longe do que quando soprado. Varie o ângulo de lançamento, varie o tamanho do pedaço do palito de fósforo que está na ponta do foguete, varie o tamanho da garrafa, etc e descubra como fazer para que o foguete vá o mais longe possível.
 3° método: INVENTE VOCÊ MESMO! Mas não pode usar produto inflamável nem explosivo!

Postado por Agenildo Alves

quinta-feira, 17 de março de 2011

UMA MENSAGEM QUE RECEBI DE UM VELHO AMIGO DE CAMOCIM!!!

Hoje pela tarde olhando meu orkut, vi uma mensagem de um velho de Camocim, gostando tanto que resovi postar para os demais colegas leitores do blog, as temos que refletir um pouco de nossas ações.
"Existem muitos gurus que sabem dar respostas profundas e criativas às grandes questões sobre o mercado de trabalho atual.
Aqui vai um pequeno resumo da entrevista com o famoso Reynold Remhn:

1ª Pergunta: Ainda é possível ser feliz num mundo tão
competitivo?

Resposta: Quanto mais conhecimento conseguimos
acumular, mais entendemos que ainda falta muito para aprendermos. É
por isso que sofremos. Trabalhar em excesso é como perseguir o vento.
A felicidade só existe para quem souber aproveitar agora os frutos do
seu trabalho.


2ª Pergunta: O profissional do futuro será um individualista?

Resposta: Pelo contrário. O azar será de quem ficar
sozinho, porque se cair, não terá ninguém para ajudá-lo a levantar-se.


3ª Pergunta: Que conselho o Sr dá aos jovens que estão
entrando no mercado de trabalho?

Resposta: É melhor ser criticado pelos sábios do que
ser elogiado pelos insensatos. Elogios vazios são como gravetos
atirados em uma fogueira.


4ª Pergunta: E para os funcionários que tem Chefes
centralizadores e perversos?

Resposta: Muitas vezes os justos são tratados pela
cartilha dos injustos, mas isso passa. Por mais poderoso que alguém
pareça ser, essa pessoa ainda será incapaz de dominar a própria
respiração.


Última pergunta: O que é exatamente sucesso?

Resposta: É o sono gostoso. Se a fartura do rico não o
deixa dormir, ele estará acumulando, ao mesmo tempo, sua riqueza e sua
desgraça.


Belas e sábias respostas...

Eu só queria que me perdoassem pelo fato de não existe nenhum Reynold
Remhn, é um nome fictício. Todas as respostas, embora extremamente
atuais, foram retiradas do livro de ECLESIASTES, do Velho Testamento.
Mas, se eu digo isso logo no começo, muita gente, talvez, nem tivesse
interesse em continuar ouvindo.

Max Gheringer para a CBN".

Enviado por Diego via Orkut.

Postado por Agenildo Alves

OBA- OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA PRORROGA INSCRIÇÃO

INSCRIÇÕES DE NOVAS ESCOLAS PRORROGADAS ATÉ SEXTA-FEIRA DIA 18 DE MARÇO DE 2011.

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até aos do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos. Ao final da OBA todos alunos recebem um certificado de participação, bem como os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares. Veja detalhes no regulamento.

A XIV OBA ocorrerá na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011 em todas as escolas previamente cadastradas para participarem e no horário mais conveniente para a escola, desde que seja na sexta-feira, dia 13 de maio de 2011.
Escolas que participaram da XIII OBA 2010 não precisam se recadastrar e receberá pelos correios entre janeiro e fevereiro detalhadas instruções para a realização da XIV OBA.
Escolas que estavam cadastradas para participar da XIII OBA em 2010, mas não o fizeram receberão uma carta pelos correios entre janeiro e fevereiro na qual serão consultadas sobre a intenção de participarem da XIV OBA em 2011.




Alunos do 9° Ano/Jardim-2008
A Escola Cel. Chico Cruz já esta preparando os alunos para prova que será realizada na propria escola, na próxima semana estará trabalhando com as oficinas: construção e lançamento do foguete, veja aqui. histórico 
e a atividades práticas: histórico. É bom ressaltar que estas competições nacionais estimulam os alunos estudarem mais em casa e exigir mais do professor. Em 2008, na Escola Chico da Hora, Jardim/Martinópole-Ce realizei este mesmo evento da OBA e teve resultado, também premia os alunos e professores com Certificados e Medalhas além da escola ganha um riquíssimo material didático.


Postado por Agenildo Alves
     VEJA AS FOTOS DE TODAS AS ATIVIDADES

domingo, 13 de março de 2011

ALUNOS REALIZAM ATIVIDADES DO PROJETO DENGUE

Aluno José Hilton 8°  Ano Tarde.


A dengue é uma doença infecciosa febril aguda causada por um vírus da família Flaviridae e é transmitida, no Brasil, através do mosquito Aedes aegypti, também infectado pelo vírus. Atualmente, a dengue é considerada um dos principais problemas de saúde pública de todo o mundo.
Em todo o mundo, existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4.
A dengue é conhecida no Brasil desde os tempos de colônia. O mosquito Aedes aegypti tem origem africana. Ele chegou ao Brasil junto com os navios negreiros, depois de uma longa viagem de seus ovos dentro dos depósitos de água das embarcações.
O primeiro caso da doença foi registrado em 1685, em Recife (PE). Em 1692, a dengue provocou 2 mil mortes em Salvador (BA), reaparecendo em novo surto em 1792.
Em 1846, o mosquito Aedes aegypti tornou-se conhecido quando uma epidemia de dengue atingiu o Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Entre 1851 e 1853 e em 1916, São Paulo foi atingida por epidemias da doença. Em 1923, Niterói, no estado do Rio, lutou contra uma epidemia em sua região oceânica.
Em 1903, Oswaldo Cruz, então Diretor Geral da Saúde Pública, implantou um programa de combate ao mosquito que alcançou seu auge em 1909. Em 1957, anunciou-se que a doença estava erradicada do Brasil, embora os casos continuassem ocorrendo até 1982, quando houve uma epidemia em Roraima.
Em 1986, foram registradas epidemias nos estados do Rio de Janeiro, de Alagoas e do Ceará. Nos anos seguintes, outros estados brasileiros foram afetados.
No Rio de Janeiro (Região Sudeste) ocorreram duas grandes epidemias. A primeira, em 1986-87, com cerca de 90 mil casos; e a segunda, em 1990-91, com aproximadamente 100 mil casos confirmados. A partir de 1995, a dengue passou a ser registrada em todas as regiões do país. Em 1998 ocorreram 570.148 casos de dengue no Brasil; em 1999 foram registrados 204.210 e, em 2000, até a primeira semana de março, 6.104.
Em 2006, o número de casos de dengue voltou a crescer no país. Segundo dados do Ministério da Saúde, entre janeiro e setembro de 2006 foram registrados 279.241 casos de dengue o equivalente a 1 caso (não fatal) para cada 30 km ² do território desse país. Um crescimento de 26,3% em relação ao mesmo período em 2005. A região com maior incidência foi a Sudeste.
Já em 2008, a doença volta com força total, principalmente no Rio de Janeiro, onde foram registrados quase 250 mil casos da doença e 174 mortes em todo o Estado (e outras 150 em investigação), sendo 100 mortes e 125 mil casos somente na cidade do Rio de Janeiro. A epidemia de 2008 superou, em número de vítimas fatais, a epidemia de 2002, onde 91 pessoas morreram. Nos últimos anos, outros estados do Brasil também registraram uma epidemia de Dengue .
Atualmente, a dengue hemorrágica está entre as dez principais causas de hospitalização e morte de crianças em países da Ásia tropical. Nas Américas, a primeira epidemia de dengue hemorrágico que se tem notícia ocorreu em Cuba, em 1981.


Leia mais: Combate a Dengue.

Os alunos realizam atividades de arte sobre o Projeto Dengue na escola, um forma de sensibilizar  dos perigos que o mosquito pode trazer para a comunidade local. Os alunos condicionaram   cartazes  sobre o tema e  fizeram a exposição  na própria escola . Depois  que as chuvas de uma trégua  iremos fazer um multarão  de limpeza e organizar um coletas de lixo na escola.

Aluno Edinaldo do 9° Ano Tarde
Postado por Agenildo Alves